Em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio, a Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras, em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu o Programa Saúde na Escola (PSE) com palestras para estudantes da rede municipal de ensino.
A ação, realizada pela equipe de Atenção Primária à Saúde (APS), pela Equipe Multiprofissional (eMulti) e pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), abordou temas como a origem da Campanha Setembro Amarelo, os sinais de alerta de sofrimento emocional/psicológico na adolescência e dicas para o cuidado da saúde mental.
Durante as palestras, os profissionais realizaram dinâmicas questionando os alunos sobre mitos e verdades relacionados ao tema, além de criar uma caixa para perguntas sobre a temática.
As escolas que participaram do Programa foram: Escola Básica Antônio Adolfo Cabral (6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental), Escola de São Brás (7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental), Escola Monteiro Lobato (8º e 9º anos do ensino fundamental) e Escola Professora Felicidade Pinto Figueredo (8º e 9º anos do ensino fundamental).
“A abordagem do tema da saúde mental e prevenção do suicídio nas escolas é fundamental para criar um ambiente de apoio e compreensão entre os alunos”, destacou o Secretário de Saúde, Rodrigo Renan Medeiros.
Se você ou alguém que você conhece está passando por dificuldades emocionais, é importante buscar ajuda. O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional. Você pode entrar em contato pelo telefone 188 ou acessar o site www.cvv.org.br para suporte 24 horas por dia.
.
.
Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras