A Delegacia de Polícia Civil de Balneário Piçarras informou na tarde desta sexta-feira(20), que o golpe do “pix troco” passou a ser registrado também no comércio da cidade. Os criminosos estão utilizando o WhatsApp 47 99160-9445 para a aplicação do golpe, utilizando a foto de um policial e se passando por um delegado chamado “Dr Gustavo”, delegado este que não existe na cidade. A delegacia informou também que só hoje dois restaurantes e duas agropecuárias foram lesadas e frisou que não existe Delegado Gustavo em Balneário Piçarras.
“Ele tá pedindo preço de ração, tá pedindo preço de coleira, essas coisas assim, pede o valor e tal, aí ele passou o endereço, e o endereço dá na delegacia aí, que é a Rua Victor Molin, n° 222”, disse uma vítima, enquanto outra relatou o prejuízo sofrido: “caímos no mesmo golpe hoje, entrega de três marmitas e quatro águas na delegacia”.
Conforme noticiado há 30 dias no Penha Online, os criminosos estavam envolvendo o nome das delegacias de Penha e de Navegantes, pedindo troco antecipado via Pix, uma vez que o dinheiro em espécie, de valor maior do que o custo do pedido, estaria esperando pelo entregador na delegacia. Assim, acreditando na seriedade da instituição da Polícia Civil, o comerciante faz o Pix ao suposto delegado e acaba descobrindo a fraude no momento da entrega. Em alguns momentos, o criminoso envia um Pix programado ao comerciante, e depois solicita o cancelamento da compra, momento em que a vítima devolve o valor que supostamente teria sido pago.
O método utilizado pelo golpista vem variando, contudo, é de suma importância que os comerciantes observem se o Pix de fato foi feito, e acima de tudo, desconfiem de tudo, para não cair em novos golpes.